1º CONCA

Domine o mercado da consultoria ambiental em 7 dias

Evento 100% ONLINE e GRATUITO de 19 a 25 de novembro de 2018

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Compartilhe com seus amigos:

FIQUE LIGADO NA PROGRAMAÇÃO

CONHEÇA O TIME DE PALESTRANTES

Amarildo Ferrari

6 COISAS QUE TE DEIXARÃO FORA DO MERCADO SE VOCÊ NÃO SOUBER SOBRE REPARAÇÃO E CONTROLE DE IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS

Licenciamento ambiental e controle de impactos negativos.

• Compensação por dano irreversível
• Reparação in natura
• Reparação por equivalente ou compensação ecológica
• Reparação pecuniária
• Licenciamento Ambiental (CONAMA 237/97)
• Licenciamento Ambiental Corretivo

Amarildo Ferrari possui graduação em Filosofia pela PUCRS, Pós-graduação em Educação Ambiental pela Universidad Politecnica de Cataluna, UPCATALUNA, Espanha e Pós-graduação em Direito Ambiental pela Universidade Paulista, UNIP.

É Diretor e Professor do Centro Nacional de Educação a Distância (CENED) em diversos cursos online na área ambiental.

Atua também como palestrante e facilitador de cursos presenciais em empresas privadas e públicas.

  ferrari@cenedcursos.com.br

  (51) 98106-6051

CENED Cursos

Palestras CENED Cursos

Belinda Manfredini

APRENDA COMO NÃO NEGLIGENCIAR ÁREAS CONTAMINADAS. O GUIA DO GERENCIAMENTO PERFEITO

Temática: Gerenciamento de Áreas Contaminadas

• Definição de áreas contaminadas;
• Legislação e normas vigentes;
• Fontes de contaminação e exemplos;
• Gerenciamento de áreas contaminadas de acordo com Decisão de Diretoria CETESB Nº 038/2017C;
• Etapas do gerenciamento: avaliação preliminar, confirmatória, detalhada;
• Cases;
• Valores de referência, orientadores e legislação nacional vigente;
• Algumas técnicas de remediação de áreas in situ e ex situ;
• Análise de Risco.

Belinda de Cássia Manfredini é Bacharel em Ciências – Habilitação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), Licenciatura em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), Especialista em Design Instrucional e Tutoria EAD, Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – Saneamento Ambiental – microbiologia do solo e da água subterrânea (1997) e Doutorado em Saúde Ambiental, com foco em tratamento e reuso de água (2003).

Atualmente atua como Consultora da META CONSULTORIA AMBIENTAL E PROJETOS DE ENGENHARIA, Consultora/Auditora dos Sistemas de Gestão Ambiental e da Qualidade da empresa METALUR BRASIL e Coordenadora da pós-graduação em Sistemas de Gestão Integrados, no SENAC de Sorocaba, SP.

Tem experiência profissional em consultoria na área ambiental (recuperação de áreas degradadas, avaliação de passivos ambientais, gerenciamento de áreas contaminadas, licenciamento e certificações), bem como na área de sistemas de gestão da qualidade e ambiental (implantação e implementação dos sistemas de gestão integrados ISO 9001 e ISO 14001 e implementação de Sistema de Gestão da Qualidade em laboratórios de ensaio pela ISO 17025).

Atenágoras Carvalhais

BIÓLOGO, ENTENDA COMO UM PEQUENO ERRO PODE ARRUINAR A MELHOR OPORTUNIDADE DA SUA VIDA

Temática: A importância do Conselho de Biologia e emissão de ART.

Atenágoras Café Carvalhais Júnior é graduado em Ciências Biológicas (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Ecologia Conservação e Manejo da Vida Silvestre (2010) pela mesma Instituição. Possui experiência na área de Ecologia/Meio Ambiente, com ênfase em Ecologia de Processos e Qualidade de Água. Atualmente trabalha como Fiscal Biólogo no Conselho Regional de Biologia da 4 Região. 

Diego Lanza

LICENCIAMENTO AMBIENTAL: DOMINE ESTES 3 PASSOS E VOCÊ DOMINARÁ O SEU MERCADO

Temática: Licenciamento ambiental e empreendedorismo

• Vendendo serviços de licenciamento ambiental;
• Desenvolvendo estudos e projetos para licenciamentos;
• Como manter o cliente após concluir o licenciamento ambiental.

Diego Lanza Lima possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde faz doutorado em Tecnologias Ambientais.

É sócio da empresa NOVAeng, empresa de Consultoria Ambiental que trabalha com prestação de serviços de assessoria e consultoria nos setores privado e público no Estado do Mato Grosso do Sul.

Já atuou e coordenou trabalhos diversos nas áreas de licenciamento ambiental, resíduos sólidos, saneamento, recuperação de áreas degradadas, perícias judiciais, Unidades de Conservação, entre outros.

  diego@novaeng.com.br

Elton Lage

O PASSO A PASSO PARA VOCÊ ALCANÇAR A EXCELÊNCIA NAS NORMAS ISO 14001 E 9001. VERSÕES ATUALIZADAS DE 2015

Temática: Sistema de Gestão Integrada

• Escopo
• Referências normativas
• Termos e definições
• Contexto da organização
• Liderança
• Planejamento
• Apoio
• Operação
• Avaliação de desempenho
• Melhoria

Elton Lage é
• Mestre em Saneamento, Recuros Hídricos e Meio Ambiente pela UFMG.
• Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais pela USP.
• Engenheiro Químico pela UFMG.
• Técnico em Química pelo CEFET-MG.
• Auditor líder para as normas:
• ISO9001, ISO14001, OHSAS 18001, IATF16949 e ISO55001.

É Consultor e instrutor para sistemas de gestão nas organizações. Atua como membro do CB26 (Odonto médico hospitalar) e participação no CB 38 (Revisão da ISO14031 – Rotulagem Ambiental) ambos da ABNT. Há 24 anos atuando com Sistemas de Gestão, 17 anos como auditor no Brasil, Chile, Argentina, Colombia, México, Estados Unidos e Portugal. Professor da Pós Graduação do Senac Sorocaba – SP em Sistemas de Gestão Integrada há 13 anos.

  elton.lage@gmail.com

Gustavo Canella

PREPARADO PARA 2019? CONHEÇA UMA GRANDE TENDÊNCIA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA VOCÊ SAIR NA FRENTE

Temática: Licenciamento Ambiental em áreas urbanas

Licenciamento Ambiental em áreas urbanas

Gustavo Lara Canella possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC e especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Luterana do Brasil.

Em 2013 fundou a Licenciar Consultoria Ambiental, onde é diretor técnico. A Licenciar atua em diversas áreas do Licenciamento Ambiental, mas tem como “carro chefe” a gestão e o Licenciamento Ambiental de atividades de parcelamento do solo em área urbana (Loteamentos e Condomínios fechados) principalmente no estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Atualmente, também cursa especialização de Inventariamento e Monitoramento de Fauna UFRGS. Atuou de 2009 a 2012 na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Torres, RS, em diversas funções (Biólogo, Diretor, Secretário), onde foi diretor de licenciamento e secretario de meio ambiente.


gustavo@licenciarconsultoria.com.br

Fernanda Joenck

7 FORMAS DE ATUAR COM PERÍCIA AMBIENTAL QUE QUASE NINGUÉM CONHECE

Temática: 7 Formas de Atuar com Perícia Ambiental que Quase Ninguém Conhece

Nessa aula você vai aprender:

  • Que provavelmente você já faz perícia só que ainda não sabe
  • Sobre os cenários e oportunidades da Perícia Ambiental
  • O segredo que tem feito os profissionais atuarem de forma colaborativa e não competitiva
  • Como antecipar uma tendência de mercado profissional

E muito mais….

Fernanda Joenck é Engenheira Ambiental graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Monitora em Educação Ambiental e Técnica em Meio Ambiente formada pelo SENAC.
Sócia-fundadora do MAP – Meio Ambiente na Prática, uma start-up de educação ambiental voltada para capacitação de profissionais que atuam ou pretendem atuar com meio ambiente, com propósito de fortalecer o mercado de trabalho ambiental e estimular uma rede de profissionais ambientalmente engajados. Nas redes sociais o movimento conta com mais de 24mil seguidores (11.496 no Facebook, 6.981 no Youtube e 5.737 no Instagram), divulgando semanalmente conteúdos gratuitos atrelados à temática ambiental.
Atualmente Fernanda oferece serviços como consultora autônoma e realiza cursos e palestras relativos à área ambiental, online e presenciais. Já ministrou palestras em instituições de ensino de renome, como USP, UNICAMP, Oswaldo Cruz, SENAC, entre outras. 
Em Perícia é parceira de uma das maiores referências no assunto, Adriana Ponce Coelho Cerântola, em parceria no Curso Perícia Ambiental na Prática, Portal de Peritos (www.peritosambientais.com.br) e compondo Equipe Periciais.

José Roberto Manna

LICENCIAMENTO VS CONSERVAÇÃO: O PASSO A PASSO DE QUEM ATUA DO OUTRO LADO DA HISTÓRIA

Temática: Conservação ambiental

José Roberto, o Beto, é uma pessoa excepcional. Consultor em Biodiversidade e Educação Ambiental é dono de um carisma sutil e amigo, detendo uma retórica envolvedora, sempre referenciada por falas de grandes nomes da humanidade. Utiliza de seu vasto conhecimento em conservação, política e entendimentos populares, para embasar programas de preservação do meio ambiente, aliando à iniciativa pública e a privada e prol dos interesses mútuos por todos os serviços ambientais, nos quais todos dependemos.

A Terra encontra-se em seu maior pico de desequilíbrio, cada vez mais acelerado. Beto faz de sua vida uma luta para manter o que ainda restam de ambientes naturais. Atualmente, coordena um grande projeto inédito e inovador, o “Águas da Mantiqueira”, financiando pela Fundação Toyota do Brasil e gerenciado pela FUNDEPAG, que visa o planejamento territorial e econômico de um município atrelado, antes de mais nada, às condições ambientais naturais. Ou seja, um planejamento de uso e ocupação do solo que não prioriza os interesses humanos, e sim, a manutenção de um ecossistema que garantirá a todos um ciclo sustentável de produção. A cidade beneficiada é Santo Antônio do Pinhal, São Paulo, a qual está encravada na Serra da Mantiqueira, a 9a área prioritária para conservação mundial, de acordo com a Revista Nature (referenciar). Porém, o projeto já alça voo e está programado para expandir para outros municípios.

A entrevista está imperdível.

Renato Gaiga

José Roberto Manna de Deus é consultor em biodiversidade e sustentabilidade com formação acadêmica em Ciência Ambiental pela Universidade de Brandon, Canadá.

Trabalha em projetos para empresas e governos, centrados no gerenciamento e restauração ecológica e biocultural de áreas naturais protegidas nas regiões do Alto Tietê, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba.

Desde 2017 é o Coordenador do Projeto Águas da Mantiqueira da Fundação Toyota do Brasil.

  betomanna@gmail.com

Laerte Viola

OS 5 MAIORES DESAFIOS PARA COORDENAR ESTUDOS DE FAUNA EM GRANDES EMPREENDIMENTOS

Temática: Gestão de projetos e equipes

Possui graduação em medicina veterinária pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2001). Doutor em Ciências da Relação Patógeno-Hospedeiro pelo Departamento de Parasitologia ICB-USP (2008). Pós-Doutor pelo Departamento de Parasitologia ICB-USP (2008-2010). Pós-Doutor pelo Instituto Butantan (2011-2012). Coordenador de Projetos Arcadis Brasil S.A.(2012-Atual).

Leonardo Schwab

SURPREENDA-SE, DESCOBRINDO OS 3 ELEMENTOS PARA TER UMA MENTE INABALÁVEL NA CONSULTORIA AMBIENTAL

Temática: Produtividade e desenvolvimento pessoal

• Para onde a área Ambiental quer caminhar?
• A arte dos 85%, cientificamente falando
• Como funciona a mente
• Conexões nervosas

• Professional Coach, Life Coach, Leader Coach, Analista comportamental e Group Coach pela Cohe Institute.
• Life Purpose pela Transformation Academy
• Cognitive Behavioral Therapy (CBT) pela Renaissance Life Therapies
• Life Coach pela Wealth Academy
• Programa de meditação Mindulness pela ZBHD. É um dos poucos formadores a nível mundial, certificados na metodologia Search Inside Yourself (programa de Liderança e Inteligência Emocional, baseado em Mindfulness e em Neurociência, que foi desenvolvido e testado na GOOGLE), facilitando o programa um pouco por todo o mundo.
• Career Coach Certificate: Complete Coaching Systempela Womanly Wealth Academy
• Holistic Health and Wellness Coaching Certificate pela Womanly Wealth Academy
• Certified Relationship Workshop Facilitator for Life Coach pela company, Transformation Services, Inc
• Life Coach Certification: Therapeutic. CBT Integrative Wellness Therapeutic Coaching Certificate: Art Therapy, NLP, REBT, Counseling, Life Purpose Coaching
• Certified in Life Coaching with this Comprehensive Life Coach Certificate Course | Achology Accredited.
• Essenstial life coaching skills certification pela Association for Coaching Accredited Coach Training Sessions
• From Goal Setting to Success: Life Coach Certification pela company, Transformation Services, Inc.
• Certified Happiness Life Coach pela company, Transformation Services, Inc
• Group Life Coaching Certification pela company, Transformation Services, Inc

 contato@schwabconsulting.com.br

  (21) 9834-87132

Marcus Brandão

ONDE A CONSULTORIA AMBIENTAL E O MEIO ACADÊMICO SE ENCONTRAM? UM ESTUDO DE CASO COM MASTOFAUNA

Temática: Consultoria Ambiental e Academia Científica A partir da década de 90, um grande número de estudos vem sendo realizados no setor das consultorias ambientais. O surgimento desse setor permitiu elevar significativamente o conhecimento acerca da diversidade brasileira e, consequentemente, auxiliou o aumento dos acervos das coleções zoológicas. Ao invés da realização adequada de análises morfológicas e/ou genéticas, a urgência para a elaboração dos relatórios e a frequente falta de experiência do profissional de campo pode levar a caracterizações de fauna baseadas principalmente na distribuição geográfica das espécies, o que pode gerar grande quantidade de informações incorretas. A inapropriada coleta de dados em campo, bem como a triagem desses dados, representa um grande obstáculo à elaboração de medidas mitigatórias e de conservação das espécies de vertebrados. Para que estratégias de conservação mais efetivas possam ser propostas, é necessário estudo constante e boa preparação dos profissionais, bem como a publicação dos dados obtidos. Dessa forma, surge a necessidade de discussão acadêmica sobre: formação do biólogo, trabalho de campo, frutos gerados a partir da coleta de dados. Nesta temática, através de resultados obtidos em consultoria ambiental e dados publicados em revistas científicas, os mamíferos serão utilizados como exemplo. No entanto, o conceito pode ser estendido aos demais vertebrados.
Marcus Vinícius Brandão é Bacharel e Licenciado (2008 e 2009) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu estágio em curadoria de mamíferos de 2007 a 2009 pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), onde elaborou projeto de Iniciação Científica. Formou-se mestre pelo programa de pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR, campus Sorocaba) (2010-2012). Participou da elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e conduz inventários/monitoramento faunísticos em diversos biomas: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Revisor e editor de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação e Zoologia, publicando artigos científicos e livros, principalmente nos seguintes temas: taxonomia, sistemática, biogeografia e conservação de mamíferos. Atualmente sua linha de trabalho abrange a consultoria ambiental, pesquisa cientifica e docência em universidades.
  brandao.mvo@gmail.com

Marianna Dixo

DO BRILHANTISMO ACADÊMICO AO EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO

Temática: Empreendedorismo na consultoria ambiental. Marianna Dixo é uma empresária bem-sucedida. Esta afirmação não se refere às questões financeiras apenas. Marianna tem um histórico brilhante e possui alicerces que lhe concederam uma carreira profissional sólida e ascendente. Formando-se cientista biológica, trilhou todos os rumos tradicionais e lineares de uma grande carreira acadêmica científica. Fez, em sequência, graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em ecologia, com ênfase em ecologia de paisagens, usando a herpetofauna como ferramenta para testar hipóteses e gerar respostas aos variados efeitos colaterais que a fragmentação de habitat provoca no meio ambiente. Mas mesmo traçando uma carreira acadêmica produtiva, com publicações científicas relevantes e amparada por uma das melhores instituições de pesquisas do Brasil, a Universidade de São Paulo – USP, Marianna voltou-se para uma vertente nada convencional e ainda pouco explorada, que gerava oportunidades para biólogos e outros profissionais do meio ambiente trabalharem diretamente no mercado, usando o conhecimento científico para elaborar e executar estudos técnicos com o intuito de fornecerem diagnósticos ambientais sobre áreas que seriam ou já estavam impactadas por intervenções humanas, no curto prazo. Esta atividade de planejamento técnico- científico ganhou o nome popular de consultoria ambiental. Na entrevista, Marianna conta um pouco sobre o que despertou seu interesse pela biologia e os motivos que a levaram a passar por todas as etapas acadêmicas e não se tornar concursada pública. Hoje, Marianna é diretora de sua própria empresa, com muita experiência no universo científico e coorporativo. A entrevista enriquece o expectador em dois âmbitos que caminham junto na área da consultoria ambiental: conhecimento técnico/científico e empreendedorismo. Renato Gaiga

Marianna Botelho de Oliveira Dixo possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ecologia pela mesma instituição. Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia da paisagem e conservação. Desenvolve trabalhos como consultora em meio ambiente desde de 2001. Em 2006 fundou a empresa Hileia Consultoria Ambiental Ltda., da qual atualmente é sócia-administradora. Entre 2009 e 2016 tornou-se sócia da empresa Probiota, na qual foi sócia-diretora por oito anos, atuando tanto na área técnica, como na área administrativa e comercial. Em 2017 retomou a administração da Hileia, que com novos sócios e equipe qualificada, continua a atuar em diversas frentes, tais como Estudos de Impacto Ambiental, Monitoramento e Resgate de Fauna e Flora, Elaboração e Coordenação de Programas Ambientais, Planos de Manejo, estudos em Ecologia da Paisagem, e também Plantios de Mudas Nativas.

  marianna@hileia.eco.br

  (11) 94245-7817

  (11) 3721-0082; 3736-2029

  (11) 3736-2000 (ramal 2029)

Facebook | Instagram | Linkedin

Maxmiliano Siqueira

5 DICAS DE OURO PARA SER UM CONSULTOR DE FAUNA EXTREMAMENTE EFICIENTE

Temática: Estudos de fauna na consultoria ambiental

Maxmiliano Siquera é diretor da empresa Manejo Fauna, localizada em São Luís do Maranhão. É Biólogo formado pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Maranhão, Especialista em Engenharia Ambiental, Consultor Ambiental com mais de 10 anos de experiência em trabalhos de inventário, monitoramento e resgate de fauna

Realiza palestras, cursos de capacitação para empresas e público em geral com temas direcionados ao meio ambiente, em especial à fauna silvestre. Ministrou aulas para o Batalhão Ambiental do Maranhão e para o IFMA – Instituto Federal do Maranhão.

Atua como coordenador e membro de equipe para levantamento de fauna silvestre e em trabalhos com ênfase na educação, conservação, zoologia, biodiversidade, e uso de recursos naturais por populações humanas.

  manejofauna@hotmail.com

  (98) 98702-4856

Facebook | InstagramYoutube

Miguel Vilella

ESTRATÉGIAS PARA SER O MELHOR PROFISSIONAL EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS POR ATIVIDADES MINERÁRIAS

Temática: Recuperação de áreas degradadas
José Miguel Vilela de Figueiredo possui graduação em Engenharia de Minas, Engenharia Ambiental e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas campus Poços de Caldas. Atualmente é engenheiro e sócio fundador da empresa de prestação de serviços e consultoria CAVE – Agronomia, Mineração e Meio Ambiente.

  miguel.figueiredo@cave.eng.br

  (35) 3414-2795

Patrícia Sardão

QUANTO COBRAR PELO SERVIÇO E QUAL A MELHOR MANEIRA DE ATRAIR CLIENTES?

Temática: Empreendedorismo na consultoria ambiental

• Os principais erros na hora de abrir uma empresa de Consultoria Ambiental.
• Como precificar os serviços de Consultoria Ambiental
• Como prospectar clientes?

Patrícia Sardão da Silva é Bacharel e Licenciada em Biologia pela UNISINOS (2006), Especialista em Direito Ambiental pela PUCRS (2009), Mestre em Engenharia Civil pela UNISINOS (2014). Atua desde 2011 no Gerenciamento e Supervisão Ambiental de obras e empreendimentos no Estado do Rio Grande do Sul, atuando na Coordenação Ambiental de Parques Eólicos, Aeroportos e Rodovias. Atua na área de gestão ambiental, gestão administrativa da G&P Soluções Ambientais e em 2017 criou um Canal no Youtube com a finalidade de auxiliar estudantes e aos interessados em atuar na área de consultoria ambiental.

  patricia@gepsolucoesambientais.com.br

Rodrigo Polisel

TUDO QUE VOCÊ NÃO SABIA PARA COMPREENDER A DISTRIBUIÇÃO DA VEGETAÇÃO NO BRASIL E SE TORNAR UM CONSULTOR MAIS CAPACITADO

Temática: A flora e a consultoria ambiental

A palestra visa apresentar os domínios de vegetação do Brasil, suas principais fitofisionomias e como o consultor ambiental deve considerar esses pontos na análise ambiental e planejamento dos estudos de campo em levantamentos de campo. Além disso, serão abordados quais os atributos morfológicos importantes na identificação de plantas no campo.

• Fatores que regem a distribuição da vegetação Brasileira;
• Os preceitos da classificação do IBGE;
• Identificar as regiões de maior diversidade vegetal do Brasil;
• Discutir os caracteres morfológicos vegetativos úteis na taxonomia de campo;
• Como aproveitar eficientemente a bibliografia disponível sobre o assunto.

Rodrigo Trassi Polisel é Biólogo formado pela USP, Doutor em Biologia Vegetal pela Unicamp. Possui experiência em taxonomia de campo, restauração ambiental e fitogeografia. É professor universitário e atua como consultor de flora para estudos ambientais. É sócio-fundador da Brasil Bioma Estudos Ambientais.

A empresa é especializada em estudos de flora e cursos presenciais e on line sobre Botânica e Meio Ambiente. O desenvolvimento e realização dos cursos de extensão se iniciaram em 2008. Até hoje, foram realizadas mais de 60 edições de cursos envolvendo taxonomia de campo, restauração ambiental e métodos de levantamento da vegetação. Mais de 1.200 participantes já estiveram na base de campo do viveiro, entre eles estudantes e analistas ambientais de diversos estados brasileiros, técnicos da CBRN, CETESB, prefeituras e coordenadores de licenciamento ambiental do IBAMA.

A grande inovação destes cursos foi transpor o conhecimento teórico e complexo sobre taxonomia presente na Universidade e cursos de pós-graduação numa metodologia didática e simplificada para a taxonomia de campo baseadas em caracteres vegetativos e baseado numa chave de identificação inédita para caracterização de famílias e gêneros nativos de todos os domínios de vegetação do Brasil.

Desde 2015, começou a oferecer conteúdos pela INTERNET através de Cursos rápidos de extensão sobre Botânica e Meio Ambiente. Foi idealizador do 1º Curso sobre Identificação de Plantas inteiramente ON LINE do Brasil. Trata-se do curso “O Segredo da Identificação de Plantas” adquirido por mais de 700 pessoas

Rodrigo Volpi

7 DICAS PARA GERENCIAR GRANDES PROJETOS AMBIENTAIS E NUNCA MAIS COMETER ERROS AMADORES

Temática: Gerenciamento de projetos de consultoria ambiental

Rodrigo Luiz Volpi é biólogo com mais de 10 anos de experiência no gerenciamento ambiental (licenças, condicionantes, contratos, etc.) das diferentes fases do licenciamento (LP, LI e LO); na implantação dos programas socioambientais; e, na gestão e supervisão ambiental durante instalação dos empreendimentos.

Por vários empreendimentos foi responsável pelo gerenciamento ambiental das licenças e respectivas condicionantes, além da implantação dos programas socioambientais. Realizou também supervisão ambiental nos canteiros e frentes de obras, indicando e solicitando providências sempre que uma não conformidade ambiental ou procedimento civil implicou em alto risco de autuação pela fiscalização ambiental, ministério público ou polícia ambiental.

Gestão personalizada no monitoramento das licenças e no atendimento das condicionantes das diferentes fases (LP, LI e LO) do processo de licenciamento ambiental junto aos órgãos públicos e ambientais, além da elaboração de relatórios técnicos capazes de atender as diversas demandas e exigências dos órgãos licenciadores competentes e ministério público.

Atua também na coordenação e elaboração de programas ambientais para Planos Básicos Ambientais – PBA, especialmente aqueles diretamente ligados à gestão/gerenciamento ambiental, controle ambiental das obras, recuperação de áreas degradadas, plantio compensatórios e flora de modo geral.

  rlvolpi@yahoo.com.br   (11) 98105-7645

SIAWISE

POR QUE MILHARES DE PROFISSIONAIS UTILIZAM O SIAWISE?

Temática: Ferramenta de gestão da legislação.

Conheça a mais completa, intuitiva e eficaz ferramenta de gestão de legislação, com acesso permanente a documentos legais, e que permite identificar a legislação aplicável à sua Organização e avaliar o seu estado de conformidade legal assim como publicar os respectivos relatórios de acompanhamento.

Sueli Nicolau

MEIO AMBIENTE, POPULAÇÃO E GOVERNO: COMO SINCRONIZAR TODOS OS INTERESSES E VALORES?

Temática: Academia, consultoria ambiental e vida pública Sueli é uma cientista virtuosa. É a maior coletora de espécies vegetais de toda Serra da Mantiqueira. Trabalhou em grandes obras de infraestrutura como consultora ambiental que amostrava em campo e coordenava equipes. Na entrevista, ela fala sobre sua caminhada e as transições entre a produção científica acadêmica, a consultoria ambiental e a responsabilidade governamental e enfatiza a importância de cada área ambiental ser vista como autoridade dentro de suas competências (engenharias, veterinária, biologia, geologia, geografia). Portanto, é altamente recomendado assistir a esta conversa inédita. A reflexão será muito válida. Renato Gaiga

Sueli Antônia Nicolau é bióloga pela Universidade de Mogi das Cruzes, possui Licenciatura, Bacharelado (1991), e Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1999). Tem experiência na área de Botânica com enfâse em Taxonomia de Fanerógamas, principalmente com as Lauraceae, atuando em Biologia da Conservação, Inventário Florístico e Educação Ambiental Conservacionista na Mata Atlântica.

Atualmente é consultora do Ministério Público Federal e ocupa o cargo de secretária do meio ambiente e agricultura do município de Santo Antônio do Pinhal-SP.

  nicolau.sueli@gmail.com

Taila Strabeli

SAIBA COMO OS EXPERTS DA CONSULTORIA AMBIENTAL ESTÃO USANDO O DRONE COMO FERRAMENTA DE GEOPROCESSAMENTO E OBTENDO RESULTADOS SURPREENDENTES

Temática: Geoprocessamento e tecnologia o Sistemas Remotos: Satélites > Quais as informações geradas pelos satélites? • Satélites e Sistemas Sensores. • Informações técnicas das imagens > Imagens de satélite como ferramenta para consultoria ambiental: • Monitoramento ambiental temporal; • Monitoramento de queimadas. • Investigação de áreas desmatadas. • Avaliação de desastres ambientais. > Sistemas Remotos: Drones > Tipos de Drones • Informações Técnicas; > Quais as informações geradas pelos Drones? • Drones e Sistemas Sensores > Drones como ferramentas para: • Imageamento do desmatamento. • Monitoramento de Reflorestamento. • Imageamento para monitoramento e controle de processos erosivos. • Auditoria de perícia ambiental. • Mapeamento para gerenciamento da APP em acordo com a legislação.

Taila Strabeli é graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de São Carlos (2013) e mestra em Engenharia de Sistemas Agrícolas com ênfase em geoprocessamento aplicado a cultura de Eucalyptus sp (2014) pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP. Atua há 2 anos no setor de cana-de-açúcar e atualmente trabalha em uma consultoria agrícola, no setor de pesquisa e desenvolvimento, com foco em agricultura de precisão.

  tailastrabeli@yahoo.com.br

Wagner Sampaio

O QUE A FACULDADE NÃO TE ENSINA SOBRE ICTIOLOGIA

• Introdução à ictiologia
• Técnicas de amostragens
• Principais serviços técnicos
• Mercado de trabalho

Temática: Estudos de Fauna na consultoria ambiental – Ictiofauna

Wagner Martins Santana Sampaio é biólogo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestre em Biologia Animal e Doutor em Biologia Geral pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trabalha com Diagnóstico, Controle, Monitoramento e Licenciamento Ambiental de Ecossistemas Aquáticos. Trabalha como pesquisador colaborador nos laboratórios de Sistemática Molecular de Vertebrados da Universidade Federal de Viçosa e do laboratório e Biologia Geral da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra.

  wagner.sampaio@ipefan.com.br

  (31) 99166-0085

  (31) 3611 – 5780

IPEFAN

BIOTROPICA CONSULTORIA

Ao longo de 10 anos adquirimos vasta experiência, o que nos permitiu obter uma visão holística do mercado de trabalho. Nesse sentido, os profissionais da Biotropica estão preparados para resolver demandas multidisciplinares com agilidade e precisão

BIOTROPICA ONLINE

Juntamos a fome com a vontade de comer. No meio do caminho, os sonhos se encontaram! E assim nasceu a Biotropica Online. Uma empresa com a missão de levar conteúdo de altíssima qualidade e capacitação profissional para todos os cantos do mundo.

EMPRESAS REALIZADORAS

Entre em contato com a gente e tire as suas dúvidas

 

CERTIFICADO

A Biotropica se responsabiliza em gerar certificado de participação. O mesmo não é válido como horas formativas, tendo em vista que é impossível saber, de forma online, quem compareceu ao evento e assistiu as palestras na íntegra, de forma individual. Não temos controle e ferramentas para mensurar se o participante, de fato, viu determinada palestra. Prezando pela ética e honestidade, não pretendemos jamais fomentar a indústria do certificado. O objetivo principal da Biotropica é a transformação dos seres humanos, incentivando a capacitação profissional e a consciência ambiental, para que as pessoas possam viver em harmonia, cuidando do nosso planeta! E isso você terá de sobra no 1º CONCA. Aproveite a oportunidade única e acelere sua carreira.

 
Fechar Menu